Whittier™ Filtros de Cascas de Nozes PowerClean®

Remoção de Óleo Fino e Sólidos em Suspensão

Os filtros PowerClean® estão entre as mais avançadas tecnologias de filtragem por cascas de nozes disponíveis no mercado.

Visão geral

Com design superior e longos ciclos de filtragem, os filtros PowerClean são comprovados na remoção de 98% de todos os sólidos em suspensão e partículas de hidrocarbonetos insolúveis acima de cinco micra. 

O PowerClean é um sistema simples e automático projetado para eliminar problemas de entupimento do filtro sem o uso de ar ou gás para remoção de partículas, graças a um rápido ciclo de limpeza de mídia que gera volumes mínimos de águas residuais de retrolavagem para descarte. Através de um rápido processo de fluidização com uma poderosa ação de cisalhamento, os contaminantes são removidos das partículas da mídia e o filtro rapidamente retorna ao serviço. 

  • Qualidade excepcional de efluente.
  • Um curto ciclo de limpeza de mídia interrompe o serviço de filtragem por apenas 60 segundos.
  • Não há necessidade de limpeza do ar, filtros de reserva ou tanques adicionais de armazenamento de água de retrolavagem.
  • Proteção ideal contra oscilações de óleo e condições de perturbação.
  • Mídia 100% de nogueira preta selecionada por sua durabilidade incomparável, afinidade por óleo e propriedades da superfície coalescente.
  • O projeto de alta capacidade de carga e vazão (12,5 a 15 gpm/sq.ft.) fornece maior rendimento e pegada mais eficiente do que outros métodos de filtragem convencionais.
     

Recursos e Benefícios

Power Clean Media

  • Limpa melhor e pode ser ajustado a diferentes requisitos de aplicação.
  • Mídia de cascas de nozes usada junto com o processo de leito fluidizado patenteado.
  • A mídia requer apenas uma substituição de 5% ao ano.
  • Recupera mais óleo.
  • Remove 98% de todos os contaminantes filtráveis.

Baixos custos do sistema

  • Vazão projetada de 12,5 a 15,0 gpm/sq. ft. permite menos requisitos de filtro e menores para aplicações específicas.
  • Usa menos espaço do que outros tipos de filtros.
  • A retenção positiva da mídia dentro do recipiente elimina problemas de perda e descarte da mídia.
  • Bombas separadas para alimentação e fluidização eliminam a necessidade de dimensionar uma bomba na taxa de fluxo para fluidização, geralmente de 3 a 4 vezes a taxa de alimentação e, em seguida, ajustá-la para atender às especificações de filtragem. Nosso processo elimina a severa penalidade de energia no sistema encontrada com filtros de bomba única. Os sistemas de uma bomba sujeitam uma bomba cara ao desgaste contínuo das operações de fluidização e bomba de alimentação. O Sistema Power Clean permite o uso mínimo da bomba de fluidização (apenas 10 minutos por ciclo de limpeza), permitindo o uso de uma bomba com preço mais econômico para fins de alimentação.
  • Utiliza água não filtrada para limpeza da mídia, eliminando a necessidade de grandes volumes de armazenamento de água "limpa".

Menos chance de problemas

  • A mídia não é "forçada" após a limpeza, eliminando o potencial de danos e obstruções da tela inferior. A tela do Sistema Power Clean é realmente limpa durante todos os ciclos de regeneração antes que a mídia se instale novamente. Outros sistemas de filtro não possuem esse recurso.
  • Não é necessário limpeza por gás ou o ar, reduzindo assim a corrosão e os problemas ambientais.
  • A qualidade do fluido é independente das interações externas, porque nenhum produto químico é usado no processo de filtragem do Sistema Power Clean.
     

Vantagens adicionais

Alto desempenho com mais simplicidade

A atualização do Sistema Power Clean, devido ao seu design exclusivo, confere uma condição "como nova" à mídia após cada lavagem, mas faz isso em uma operação simples. Isso resulta em um painel de controle muito simples, uma pequena quantidade de tubulação externa e uma quantidade mínima de tempo para partida e treinamento do operador. Na análise final, a "maneira" de "limpar" o filtro é a "chave para o sucesso" na tecnologia de filtragem de fluidos. No entanto, isso deve ser feito de maneira fácil e compreensível, compatível com operações normais não supervisionadas.

Conversões

O projeto do Sistema Power Clean pode ser usado para converter um filtro de areia de "alta taxa" em um filtro de "alto desempenho". Essa conversão aumentará a taxa de transferência em 60% e diminuirá o volume de retrolavagem em 90%, usando o reservatório existente. Isso reduzirá os custos de supervisão e operação e, ao mesmo tempo, permitirá a recuperação de óleo da água de retrolavagem.

Aplicações

A filtragem por cascas de nozes é normalmente instalada como uma etapa de tratamento para reutilizar a água produzida no campo petrolífero para geração de vapor ou como polidora antes da reinjeção em um poço.

O PowerClean também é aplicado para purificar as águas residuais das refinarias, a pulverização direta da usina de aço e a água de fundição, a água de têmpera nas usinas de craqueamento de etileno, a decantação do concentrado de cobre e a água de resfriamento.

Sob condições normais, o PowerClean é capaz de operar com conteúdo de óleo de até 50 partes por milhão (ppm) e pode fornecer com confiabilidade concentrações abaixo de 2 ppm.

  • Desoleificação de Água Produzida

  • Desoleificação de Metais

Operação

Durante o ciclo de filtragem de fluxo descendente, a água bruta passa pelo meio de cascas de nozes pretas, que efetivamente remove o óleo livre e os sólidos em suspensão. Uma vez atingida a pressão diferencial máxima no leito, o serviço de filtragem dá lugar ao ciclo de limpeza, que consiste em cinco etapas simples executadas por uma sequência computadorizada: fluidização, descarga, sedimentação, purga e retorno à filtragem. O processo de limpeza da mídia, que não requer uma fonte de água separada, reverte a direção do fluxo, pois é aprimorado por uma bomba centrífuga modificada que cria alto cisalhamento na superfície da mídia.

Em seguida, a pasta de cascas de nozes e água são bombeadas para um compartimento externo contendo um conjunto robusto de telas para uma ação de lavagem superior. A tela permite que o óleo retido e as partículas sejam descarregados, mas evita a passagem da mídia à medida que é recirculada de volta para o recipiente do filtro através de um bocal especial que ajuda na fluidização e limpeza completa do leito da mídia, por uma duração de 12 minutos em circuito de loop fechado.

Por fim, após um rápido momento que permite a acomodação da mídia, o PowerClean está pronto para voltar ao modo de filtragem.
 

Filtragem

Durante o ciclo de filtragem do Sistema de Filtro Power Clean, o fluido de alimentação de entrada passa pela válvula "A" e entra na parte superior do reservatório. O fluido é forçado através da mídia onde os sólidos e o óleo são removidos.

O fluido filtrado limpo sai pela válvula "E". A válvula de ventilação "F" permanece aberta durante a filtração para remover continuamente qualquer gás e óleo da parte superior do reservatório. A etapa de filtração termina de uma das três (3) maneiras:

  • Tempo decorrido (24 horas no máximo).

  • Pressão diferencial (14 psig) ou

  • Manualmente.

Qualquer um desses métodos iniciará o ciclo de limpeza da mídia.

Limpeza de mídia

1. Fluidização

A primeira etapa fecha as válvulas "E" e "F". Após 10 segundos, a válvula "A" fecha e a válvula "B" abre e a bomba superior é ligada. O fluido no recipiente passa através da bomba de fluidização, o conjunto de lavagem e volta ao reservatório através do bocal de fluidização. O fluido é jorrado através do bocal e para o leito do meio, criando uma mistura homogênea de água, sólidos, hidrocarbonetos e mídia. Essa mistura é então circulada pela bomba de fluidização, causando uma ação de cisalhamento que retira o óleo e os contaminantes da mídia. O leito inteiro fluidiza em alguns segundos.

2. Descarga

Uma vez fluidizado o leito, a válvula "C" se abre, permitindo que a água suja passe pela tela do lavador e entre na linha de descarga. Essa água é substituída pela água de entrada pela válvula "B" e pela tela inferior. A combinação de água de entrada e agitação interna limpa a tela inferior. A mistura água-mídia continua passando pela bomba de fluidização, pela parte externa da tela do lavador e retornando ao reservatório. A água suja passa através da peneira na linha de descarga e através da válvula "C"..

Esse processo dura o tempo (normalmente 10 minutos) definido no PLC localizado no painel de controle. Após o nível de contaminação no reservatório ter sido reduzido em aproximadamente 75% (setenta e cinco por cento), a descarga está completa e a válvula "C" fecha. Dez (10) segundos depois, a bomba é desligada. Esta etapa final limpa o sistema separador.

3. Decantação

A próxima etapa na regeneração é um ciclo que permite que as partículas da mídia se depositem. A bomba de fluidização está desligada, permitindo que a mídia decante por gravidade. Isso leva aproximadamente um (1) minuto. Trinta (30) segundos no tempo de atraso, a válvula "A" abrirá, a válvula "B" fechará e a bomba de fluidização será ligada por quatro (4) segundos para limpar a mídia do conjunto do lavador. Durante os últimos trinta (30) segundos, a mídia decantará por gravidade para a conclusão deste ciclo.

4. Purga

A última etapa do ciclo de fluidização da mídia é limpar as linhas e acomodação do leito. É necessário comprimir o leito para sua configuração de filtragem e remover o fluido sujo e os contaminantes pesados que permanecem no fundo do reservatório. A válvula "D" é aberta, permitindo que o influente seja limpo enquanto passa pelo leito de mídia e forçando todos os contaminantes para o tanque de descarga.

5. Filtração - 2º ciclo

Após a regeneração, a unidade está pronta para retornar ao ciclo de filtragem. Isso é feito abrindo as válvulas "E" e "F" e fechando a válvula "D".

Serviços

  • Engenheiro Profissional Registrado no Texas
  • Projeto de instalações de tratamento e injeção de água
  • Programas e monitoramento da qualidade da água e controle de corrosão
  • Seleção de materiais e aquisição de equipamentos
  • Controle de qualidade do equipamento adquirido antes do envio
  • Supervisão de montagem no local

Testes no local

As unidades móveis Power Clean estão disponíveis para testes no local. As unidades piloto montadas em reboque podem ser facilmente conectadas ao seu sistema de água, fornecendo a vazão necessária para obter os melhores resultados de teste para sua aplicação. Nossos técnicos são qualificados para configurar o filtro de teste, demonstrar sua operação e permitir que você faça o teste sozinho. Você verá imediatamente como o nosso sistema é simples de operar.

Menos manutenção que outros filtros

  • Projeto simples e automático.
  • Projeto patenteado para eliminar problemas de entupimento.
  • Não são necessários produtos químicos, ar ou gás para remoção de contaminantes ou limpeza de mídia.