A tecnologia Struvia foi desenvolvida pela Veolia Water Technologies para facilitar a recuperação, valorização e reutilização do fósforo contido nas águas residuais e águas industriais concentradas.
Visão geral
O fósforo é um ingrediente fundamental nos fertilizantes usados na agricultura e na ração animal. Ele é produzido principalmente pela mineração e atualmente não existe substituto sintético.
O Struvia permite a recuperação de fósforo de efluentes produzidos por atividades industriais, agrícolas e municipais, como cristais de estruvita (substância mineral composta por fosfato de amônio magnesiano; também chamada de MAP). Isso abre caminho para uma reutilização local do fósforo, especialmente na agricultura.
A recuperação do fósforo é especialmente importante, considerando a diminuição da reserva de rocha fosfática. Ela limita a liberação de fósforo no habitat natural, o que causa a eutrofização (um desequilíbrio no ambiente aquático).
O processo Struvia é adaptado a projetos de economia circular e desenvolvimento sustentável.

Principais benefícios da solução Struvia:
- Recuperação de fósforo contido em águas residuais, levando a:
o Redução na produção de lodo
o Produção de lodo com teor reduzido de fósforo
- Custos operacionais reduzidos para instalações existentes:
o Sem entupimento de tubulação, evitando perturbações e tempo de inatividade não planejados causados pela precipitação descontrolada de estruvita que obstrui a tubulação
o Redução da injeção de produtos reativos no processo de tratamento de águas residuais
- Pouca exigência de espaço
- Manutenção reduzida
- Investimento e custos operacionais baixos (combinados com as vendas de estruvita produzida).
Aplicações
O Struvia é a solução ideal para possibilitar que indústrias e municípios transformem um custo (compra de sais metálicos, descarte de lodo e manutenção causada por precipitação descontrolada de estruvita...) em um benefício (venda de estruvita como fertilizante).
Aplicações municipais
- Estações de tratamento de águas residuais equipadas com digestores anaeróbicos
- ETE equipada com desfosforação biológica visando instalar digestão anaeróbica de lodo
- ETE equipada com digestão anaeróbica visando instalar tratamento biológico de fósforo
- Instalações de metanização de resíduos domésticos
- Unidades de metanização territorial
Aplicações industriais
- Agricultura: tratamento de efluentes pecuários
- Indústrias de alimentos e bebidas: destilarias, laticínios, cervejarias, matadouros, processamento de batatas, onde os efluentes da fermentação são tratados para serem reutilizados
- Agroquímicos: produção de fertilizantes e biocombustíveis
Os efluentes contendo altas concentrações de fósforo são alimentados em um reator de tanque com agitação contínua, onde a mistura rápida é alcançada usando um sistema de mistura especial: Turbomix.
A precipitação da estruvita é iniciada aumentando o pH e adicionando um sal de magnésio.

Um decantador de lamela integrado garante a separação do efluente tratado e dos pellets de estruvita produzidos. Estes são bombeados e direcionados para uma instalação de drenagem e armazenamento antes de serem enviados para a unidade de embalagem.

O Turbomix é patenteado pela Veolia Water Technologies. Ele contribui para o processo de cristalização e o crescimento de pellets de estruvita.
Drenagem e secagem da estruvita produzida usando uma bolsa de filtro na ETE de Braunschweig.