Veolia Water Technologies fornece sistema de tratamento de água de reuso para Projeto Zero Água da Danone

Danone atinge projeto de água zero no Brasil

Globalmente, aproximadamente 19% do total da captação de água é usado ​​para fins industriais e, portanto, a pressão está sendo colocada sobre as indústrias para reduzir e reutilizar a água para proteger os recursos naturais locais. Querendo fazer a diferença, a Danone emplacou o seu Projeto de Tripla Certificação Ambiental em 2021 na região de Poços de Caldas, Brasil.

A água é essencial para toda a vida na Terra e para nossa economia moderna – ela é usada em tudo, desde a produção de alimentos e geração de energia até a fabricação de papel e remédios.

Portanto, parece um tanto inconcebível que menos de três por cento da água do nosso planeta seja doce e que a maior parte desses três por cento seja inacessível para o ser humano e os animais. Mas é verdade. Da água doce do planeta, estima-se que apenas 0,3% seja encontrada em águas superficiais, como lagos, rios e pântanos que sustentam a vida. E este é um recurso limitado está sob risco de escassez devido ao uso indiscriminado.

À medida que nossa população continua a crescer, a escassez de água tornou-se um problema social e ambiental significativo, bem como um grande desafio para a indústria. Além disso, as mudanças climáticas estão acelerando ainda mais esse problema.

Reconhecendo essa necessidade de ação a Danone, uma corporação multinacional de produtos alimentícios com sede em Paris,  assumiu suas responsabilidades como empresa e decidiu alavancar seu alcance como uma força para o bem.

Ela partiu em uma missão para proteger o meio ambiente da  escassez de água, ajudando a preservar e restaurar ecossistemas, pântanos e ciclos naturais da água por meio da implementação de planos circulares concretos para suas fábricas que reduzam sua pegada ambiental e impacto nos recursos naturais.

Um exemplo é sua planta de nutrição especializada em Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais, onde foi implementada a captação e reutilização da água da chuva.

Buscando auxiliar a Danone a alcançar os seus objetivos, a VEOLIA ​WATER TECHNOLOGIES com muita satisfação e agradecimento, foi contemplada em fornecer o sistema de tratamento de água de reuso, englobando os serviços de engenharia, gerenciamento, comissionamento, supervisão de montagem e partida dos equipamentos tecnológicos  fornecidos.

A elaboração do projeto de engenharia compreende os seguintes limites de bateria :

●Sistema de captação de água de chuva a partir da cobertura da fábrica,

●Encaminhamento da tubulação aos tanques de armazenamento,

●Tanques de armazenamento,

●Planta de tratamento de água de reuso,

●Tanques de armazenamento de água de reuso.

Sendo  fornecido como tecnologia :   Sistema de filtração através de Filtro Disco  FILTROMAX@  que  são filtros auto-limpantes de alta performance utilizados em sistema onde há necessidade de proteção à entrada de particulados nos sistemas subsequentes. O FILTROMAX @ trabalha com pressão (por bombeamento) e seu projeto  robusto com poucas partes móveis garante um longo tempo de vida e baixo custo de manutenção.

Além desse equipamento, o projeto conta  com Skid de ULTRAFILTRAÇÃO  - UFLEX@ tecnologia com membranas de  ultrafiltração  capaz de remover os sólidos suspensos,  partículas  coloidais  de elevado peso molecular e contaminantes microbianos , conta  também com um skid Lâmpada UV para controle de desinfecção e com um Sistema de Dosagem de Hipoclorito de sódio.

O processo tem capacidade para coletar e tratar cerca de quatro milhões de litros de água da chuva por ano, permitindo que a fábrica  evite captar água do solo, rio ou cidade e assim se torne autossuficiente em relação ao consumo de água.

Graças ao dispositivo de filtragem e desinfecção de elevada performance , a unidade  é capaz de coletar água da chuva suficiente para atender  anualmente às  suas necessidades de processo.

Desde julho de 2021, a unidade de Poços de Caldas é a primeira fábrica da rede fabril da Danone a ser certificada pelo Carbon Trust nas três frentes ambientais: neutralidade de carbono, redução de água e zero resíduos para aterro. Este é mais um passo à frente na agenda de sustentabilidade da Danone, que inclui esforços para atingir zero emissões líquidas de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2050.