Eletrodeinização no tratamento da água

Eletrodeinização no tratamento da água

Para utilização da água nos processos industriais é necessário seu tratamento de forma adequada.. Tanto para geração de vapor quanto para utilização da água na produção de produtos finais como fármacos cosméticos e alimentos é fundamental a remoção dos sais minerais presentes na água. Existem diversos sistemas que realizam essa função sendo que os mais comuns são sistemas com tecnologia de resina de troca iônica e sistemas de osmose reversa. Porém, na operação desses equipamentos é observado a utilização de produtos químicos e dificuldades na remoção completa dos íons presentes, sendo necessário o polimento final da água produzida.

A eletrodeionização combina a tecnologia de resina de troca iônica e membranas juntamente com a utilização de corrente elétrica contínua. Nos módulos de eletrodeionização são posicionados dois eletrodos e entre eles existem placas de membranas impregnadas com resinas de troca iônica. O equipamento está constantemente conectado a uma fonte de energia elétrica que por sua vez proporciona a passagem de corrente elétrica entre os eletrodos. Durante a passagem da água entre as placas,  os íons são removidos nas resinas de troca iônica presentes e o campo elétrico gerado permite a regeneração das resinas.

Devido à capacidade de remoção dos íons, a água que abastece o sistema de eletronização deve ser desmineralizada, ou seja, a tecnologia de eletrodeionização é ideal para produção de água ultrapura onde é requerida baixíssima condutividade ou quando o controle  da qualidade da água é medido pela resistividade elétrica Sendo assim, os módulos de eletrodeionização são aplicados no polimento de osmose reversa  e em substituição de leitos mistos convencionais de resinas de troca iônica.

 

Vantagens da Eletrodeionização

        Produção contínua de água;

        Não necessita de produtos químicos;

        Alta qualidade final da água;

        Facilidade de operação e controle;

        Fácil instalação (demanda pequenos espaços);

        Regeneração contínua;

        Pode ser adaptável aos sistemas de OR e troca iônica existentes;

 

Atualmente, observa-se uma crescente demanda de módulos de eletrodeinização, pois sua utilização apresenta diversas vantagens em relação à qualidade final da água, segurança de processo, controle operacional e riscos ambientais comparados aos sistemas de leito misto convencional de resinas de troca iônica para o polimento final da água.

Para mais informações, contate nossos especialistas: [email protected]