Tecnologia combina processos biológicos com membranas para tratamento de efluentes líquidos

Para realizar o tratamento de efluentes e atender as necessidades do mercado de tratamento de reuso de água, a Veolia Water Technologies conta com a tecnologia Biosep™, sistema de biorreator de membranas (MBR) que simplifica e aumenta a performance dos processos convencionais de lodos ativados, eliminando a necessidade de uso de clarificadores secundários e filtros de polimento posteriores.

O Biosep™ é aplicado no tratamento biológico aeróbio de plantas municipais e industriais, sendo um sistema compacto e consiste de dois componentes fundamentais: o tanque de aeração e o tanque de membranas propriamente dito.

O efluente bruto passa inicialmente pela etapa de pré-tratamento (para remoção de areia, material em suspensão, gorduras, etc.) e entra no tanque de aeração projetado adequadamente para a remoção de matéria orgânica (DBO/DQO), amônia e/ou fósforo. Por meio de uma bomba de baixa pressão, as membranas filtrantes garantem uma operação estável, consistente e produz um efluente de alta qualidade, totalmente compatível com padrões de lançamento e requisitos ambientais. O excesso de lodo é então removido do sistema Biosep™ para posterior etapa de desaguamento e desidratação. 

 


 

O sistema Biosep® utiliza membranas filtrantes de última geração e pode ser aplicado em estações de tratamento de efluentes e água de reuso em sistemas modulares ou projetados especificamente para plantas de maior capacidade. O uso é indicado tanto para o mercado municipal (pequenas comunidades, shopping centers) quanto industrial, tais como alimentos e bebidas, farmacêutico, cosmético, químicos e petroquímico, aterros sanitários, automotivo, etc.
Luiz Abrahão
Gerente de Aplicação e Otimização