Serviços Digitais e Industriais no Tratamento de Água

O conceito da utilização de dados coletados de uma planta em operação para análise e otimização de sua operação não é novo. Fornecedores de softwares e serviços que prometem insights a respeito do comportamento de plantas, gerenciamento de produção e otimização de consumos químicos e consumo de energia são abundantes no mercado. A emergência do IIoT - Industrial Internet of Things e computação hospedada em nuvem gerou uma infinidade de de novos negócios para gestão de plantas industriais.

No mercado de energia, não foi diferente. No entanto, a simples aquisição e disponibilização de dados através do IoT não é capaz de endereçar as necessidades e entregar o valor desejado pelos operadores de plantas de geração de energia.
Para a Veolia, o principal sub-mercado dentro do mercado de geração de energia é a geração de energia térmica, seja ela através de gas, carvão ou biomassa. Em geral, as termelétricas possuem alto consumo de água, seja ela utilizada nos circuitos de refrigeração, nas caldeiras de vapor ou para consumo humano. As plantas de tratamento de água dentro das termelétricas requerem a aplicação de tecnologias de ponta a fim de produzir água de qualidade por décadas de operação, o que irá garantir o funcionamento das torres de resfriamento, caldeiras de vapor e turbinas, de maneira estável e com baixo custo de operação.

Dentre as principais necessidades identificadas em nossos cliente estão:
•    Baixo do consumo de água;
•    Baixo consumo de produtos químicos;
•    Baixo consumo de energia;
•    Redução de paradas de equipamentos;
•    Durabilidade dos equipamentos;
•    Baixo custo de manutenção;
•    Segurança na operação;
•    Qualidade de água tratada;
•    Compliance com órgãos reguladores;
•    Máxima produção de energia com o menor custo possível;

A solução combinada da Veolia entre o fornecimento de serviços especializados, atrelados ao conhecimento do funcionamento dos equipamentos e processo de tratamento de água, e a utilização da solução digital AQUAVISTA, foi desenvolvida para garantir que o cliente consiga extrair o máximo de rendimento de seus equipamentos de tratamento de água. Trabalhamos para que estes equipamentos sejam operados de maneira segura, tenham a manutenção necessária no tempo correto e sejam capazes de entregar a qualidade de água requerida pelos nossos clientes.

O AQUAVISTA extrai as informações dos diversos instrumentos existentes na planta, bem como os dados obtidos em laboratório, e os disponibiliza em uma ferramenta digital hospedada na nuvem, habilitando operadores, engenheiros, gerentes de planta, equipe de manutenção e consultores de processo da Veolia a acessarem os dados em qualquer lugar, a qualquer momento, de qualquer dispositivo. O AQUAVISTA será então uma ferramenta para que a Veolia suporte seus clientes nas atividades de operação e manutenção das plantas de tratamento de água, onde as seguintes funcionalidades serão compartilhadas entre cliente e Veolia:

•    Gerenciamento de alarmes, com recebimento por email ou sms em tempo real;
•    Gerenciamento das rotinas de manutenção;
•    Indicadores de performance configuráveis;
•    Relatórios periódicos pré-configurados;
•    Acompanhamento dos parâmetros de operação em gráficos, com possibilidade de comparação entre parâmetros de diferentes equipamentos e até mesmo diferentes plantas;
•    Acesso online aos consultores de processo;
•    Gerenciamento de manuais de operação, datasheets, relatórios de serviços, calibração, inspeção, etc;
•    Assistência remota à operação por meio de ferramentas de realidade aumentada;
•    Insights relacionados a operação dos equipamentos,

O resultado final é a prestação de um serviço customizado às necessidades do cliente, orientado à eficiência operacional, que traz aos diversos stakeholders envolvidos na operação de uma termelétrica a tranquilidade de que o processo de tratamento de água está sendo operado e monitorado de forma segura, eficiente e com baixo custo.