Reduzindo a pegada ambiental na indústria

A crescente necessidade de água para a indústria de alimentos e bebidas está levando o setor a racionalizar seu consumo, tratar as águas residuais para reutilização, reabastecer os aquíferos e evitar o uso de recursos. 
O Grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada de recursos. Presente nos cinco continentes com mais de 168.800 colaboradores, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e de energia, que contribuem para o desenvolvimento sustentável das indústrias e das cidades. Com suas três atividades complementares, a Veolia contribui ao desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.
Nas indústrias, a Veolia atua em vários pontos, tais como: tratamento de água para setor de utilidades; tratamento de água para processo; tratamento de efluente; sistema para água de reuso e serviços de operação e manutenção. 
É bom lembrar que, entre 2015 e 2020, o investimento em tratamento de água para a indústria de alimentos e bebidas aumentará em 50% e alcançará $6 bilhões. (Fonte: Global Water Intelligence)
Para as indústrias de alimentos, a Veolia oferece suporte, desde o design de processos, bem como a fornecimento de tecnologias próprias e sua instalação, comissionamento e start-up. A empresa atende também às demandas de novos projetos greenfield e upgrade de sistemas existentes.
Para as indústrias de alimentos e bebidas, a Veolia atua na recuperação de bio-resíduos e efluentes, reduzindo a pegada econômica e ambiental, com a criação de valor e eficiência e em conformidade legal constante e licença para operar. A empresa também atua na otimização do ciclo da água, evitando o tempo de inatividade oneroso, desenvolvendo soluções que ajudam seus clientes a obter mais de cada gota de água e compliance, com sistemas de engenharia que garantem o cumprimento da legislação ambiental. Para a melhoria do desempenho energético, a Veolia traz mais confiabilidade e desempenho de ativos, gerenciamento remoto de energia e traz redução de custos.

Gestão de resíduos, um grande desafio
Sementes de frutas, soro de queijo, gorduras animais são alguns rejeitos na fabricação de alimentos e bebidas, que geram grandes quantidades de resíduos industriais e orgânicos, portanto, precisam ser descartados adequadamente. Quando esses fluxos não são valorizados ou usados para outras aplicações de alimentos e bebidas, rações para animais ou outras indústrias, geralmente oferecem oportunidades interessantes para a produção de energia verde ou valorização agrícola.
 
Outro fluxo de resíduos industriais, as embalagens, representam um volume importante de resíduos sólidos. Somente a indústria de alimentos e bebidas responde por 66% do faturamento da fabricação de embalagens.
Embora a grande maioria dos resíduos de embalagens não seja gerada nas fábricas, mas no ponto de distribuição e consumo, os locais de alimentos e bebidas procuram desempenhar o seu papel para reduzir, separar, reciclar adequadamente seus resíduos sólidos e obter ‘zero desperdício para aterro’. Algumas empresas também dão um passo além e obtêm a partir de matérias-primas secundárias reduzir a pegada ambiental global de seus produtos sem comprometer a qualidade ou a integridade do produto.
A abordagem global da Veolia em relação ao gerenciamento de energia, água e resíduos permite alcançar a otimização total do ciclo de vida das concessionárias, oferecendo preços e desempenho com resultados garantidos, incluindo qualidade, quantidade, disponibilidade e impacto ambiental.