ABTCP

Veolia Water Technologies leva sua linha completa de soluções para tratamento de água e efluentes para o ABTCP

A empresa apresenta tecnologias para os processos industriais e o lançamento de soluções móveis.

Líder mundial no fornecimento e prestação de serviços para sistemas de Tratamento de Água e Efluentes, a Veolia Water Technologies apresenta soluções ao mercado de Papel e Celulose na ABTCP 2022 - 54º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, que acontece de 4 a 6 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

No stand da Multinacional, os visitantes poderão conhecer as soluções para o Tratamento de Água e Efluentes, Produção de Sulfato de Potássio a partir do Tratamento de Cinzas da Caldeira de Recuperação e, como destaque, poderão visitar a mais nova Unidade Móvel da companhia.

 

“A ABTCP é uma das grandes oportunidades que temos para estreitar as relações, atualizar informações e contatar diretamente clientes, fornecedores e empresas de consultoria”, comenta Rubens Perez, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Veolia Water Technologies.

 

Tratamento de água - As tecnologias Actiflo™ e Multiflo™ são soluções de tratamento para diversas fontes de água, tais como: superficiais, subterrâneas, pluviais, provenientes da retrolavagem de filtros, águas de processo, etc.

 

- Actiflo™: mundialmente utilizada nos mercados industriais e municipais, é um sistema compacto que utiliza microareia para a formação de flocos. O processo baseia-se na “sedimentação lastreada”, onde os flocos formados pela combinação sólido/coagulante/polímero são formados ao redor de grãos de microareia. Esta combinação incrementa o peso dos flocos formados e aumenta a velocidade de sedimentação em até 80 vezes em relação aos processos convencionais de tratamento.  Por ter a velocidade de sedimentação elevada, é a proposta ideal para uma solução de unidade muito compacta, proporcionando ainda reduzida área de implantação; reduzida construção civil; grande capacidade de absorver variações na água bruta e start up muito simples, atingindo rapidamente a qualidade de água desejada. Esta tecnologia está sendo aplicada, por exemplo, na: Cidade de Ponta Grossa;  CMPC Guaíba; Suzano Três Lagoas L II, etc… .

 

- Multiflo™: além da alta taxa de aplicação, utiliza o conceito de formação de lodo mais adensado no fundo do decantador lamelar, otimizando dessa maneira, as fases posteriores de desidratação/secagem de lodo. Esta solução é utilizada, por exemplo, na: Suzano Três Lagoas L l; Suzano Imperatriz; etc… .

 

Tratamento de efluentes – Tendo como centro tecnológico para Papel e Celulose a Aquaflow - Finlândia, a Veolia é líder mundial no fornecimento de ETEs para este mercado, com mais de 50 anos de experiência no setor e mais de 100 plantas já fornecidas em todo o mundo. Processos específicos desenvolvidos pela Veolia, como o MBP (Minimum Biosludge Production), BAS (Biofilm Activated Sludge) MBBR + Lodos ativados e outros, proporcionam alto grau de tratamento, com reduzida área e custo competitivo.

 

- MBP (Minimum BioSludge Production): este processo, através dos lodos ativados, apresenta alta eficiência na redução de carga orgânica, alta qualidade (decantabilidade) e reduzido volume do lodo gerado. Processo de alta confiabilidade, baixo custo de operação e simplicidade no controle.

 

- BAS (Biofilm Activated Sludge) = ™MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor)+ Lodos ativados: é baseada no princípio de biofilme por meio de “mídias” plásticas especialmente concebidas, as quais são mantidas em suspensão no reator. A solução utiliza as vantagens de ambos os sistemas, sendo o biofilme (por exemplo biofiltros, biorotors etc.) e o de lodos ativados. A “mídia” é projetada para proporcionar uma grande superfície protegida para o biofilme, potencializando as condições para o desenvolvimento da massa biológica. É uma tecnologia comprovada, inclusive no mercado de papel e celulose, a qual otimiza a área ocupada e principalmente os custos de construção civil. Existem várias plantas que utilizam este processo, tais como: Pacifico e Santa Fé, no Chile; Stendal, na Alemanha;  CMPC, Suzano, Bracel no Brasil.

 

Evaporação e Cristalização 

HPD® Tecnologia de Evaporação e Cristalização fornece Tratamento Térmico do licor negro para geração de alto teor de sólidos com redução de volumes para a caldeira de recuperação resultando na melhoria de sua performance energética.

As tecnologias de evaporação e cristalização HPD® fornecem tratamento térmico de licor negro para criar um teor de sólidos mais alto e cargas mais baixas para a caldeira de recuperação, resultando em melhor desempenho da utilidade.

As tecnologias CRP (Chloride Removal Process) e  ECRP™ (Enhanced Chloride Removal Process) são aptas a melhorar a remoção de Cloreto e Potássio no circuito do tratamento de cinzas das plantas de celulose e produzem Sulfato de Potássio (SOP) como subproduto. O SOP pode ser usado para impulsionar o crescimento e qualidade da floresta ou ainda ser comercializado como fertilizantes de alta qualidade para a agricultura.

As tecnologias CRP (Chloride Removal Process) e ECRP™ (Enhanced Chloride Removal Process) são capazes de ajudar as fábricas de celulose a remover cloreto e potássio dentro do ciclo de tratamento de cinzas e podem produzir sulfato de potássio de alta pureza (SOP) como subproduto. O SOP pode ser usado para melhorar o crescimento e a qualidade da floresta ou vendido como fertilizante agrícola de alta qualidade.

 

Osmose Reversa Móvel

Este ano, o grande destaque é que a empresa levará à feira a sua mais nova unidade móvel “Osmose Reversa Móvel - 4X25T”, um trailer com skids de osmose reversa operando em simples ou duplo passo, para produção de água desmineralizada de forma flexível, rápida e eficiente.

A tecnologia foi projetada com um sistema “plug an play”, ou seja, basta conectar à sua fonte de água de alimentação pressurizada e receber água desmineralizada de forma rápida e eficaz. 

O trailer atende diversas aplicações, incluindo, necessidades de água desmineralizada em emergências, paradas de manutenção, atividades de comissionamento, teste hidrostático em caldeiras, aumento da capacidade sazonal, alteração da qualidade de água de abastecimento, reuso de águas entre outros.

 

Visite o stand da Veolia e entre nessa experiência:

Stand 01 Rua A

ABTCP 2022 - Transamérica Expo Center