Os 10 principais medos do laboratório

Todos nós já ouvimos falar da centrífuga desequilibrada que derrubou uma parede inteira, ou o aluno de doutorado reduzido a lágrimas durante sua primeira reunião de laboratório, ou mesmo o composto explosivo no microondas do laboratório de graduação (você sabe, aquele que quase destruiu todo departamento).

Existem inúmeras preocupações de que todos sofremos ao trabalhar no laboratório, algumas nitidamente mais racionais que outras!

Aqui estão nossos 10 medos favoritos em laboratório... e você provavelmente já passou por algo parecido com algum(ns) deles

  1. Você se preocupa em inadvertidamente se injetar com uma alíquota de DNA micro-injetável meticulosamente projetado, destinada a uma linha de moscas transgênicas. Mas você não vai fluorescer... provavelmente.
  2. Você está convencido de que alguém fará uma pergunta em uma conferência a qual não tem absolutamente nenhuma idéia de como responder e terá que embromar: "Essa é uma pergunta muito boa. Mas acho que o fator importante aqui realmente é...”.
  3. Você não conseguirá equilibrar corretamente a centrífuga grande, para que ela não decole como uma bala de canhão, destruindo pelo menos três laboratórios. Sério, eu conheço um cara, que conhece uma garota, que costumava trabalhar com um colega que viu isso acontecer!
  4. Você tem medo de deixar sua corrida de gel para se juntar ao resto do laboratório para tomar café, com o risco de que todas as suas amostras tenham chegado até o final do gel quando você voltar (ou, se estiver especialmente com sono naquela manhã, que as amostras tenha seguido na direção errada e saindo do gel).
  5. Você está convencido de que seu trabalho no CERN na Suíça DEVE prejudicar sua saúde. Elétrons zunindo em torno de um circuito maciço de 27 km, próximo à velocidade da luz... Parece perigoso para mim.
  6. Você se preocupa com o fato de que, ao encher o tanque de nitrogênio líquido, qualquer vazamento possa congelar suas pernas, deixando-o colado ao chão como naquela cena no Exterminador do Futuro 2.
  7. Talvez você corte inadvertidamente um - ou mais - dedos enquanto secciona amostras no micrótomo por horas a fio.
  8. Você sofre de um incômodo contínuo de que toda vez que esbarra a mão na base de gel para tentar tirar uma foto melhor das suas bandas, algo ruim está acontecendo na sua pele (mesmo com dois pares de luvas). Mas você continua fazendo assim mesmo, apenas porque sabe que a imagem perfeitamente alinhada está a apenas mais um ajuste de distância!
  9. Talvez você seja sepultado no freezer a -80oC à medida que se enfia um pouco mais para alcançar a amostra - você sabe, aquela que você tem quase certeza de que deve ter colocado em uma daquelas 200 caixas!
  10. Um medo profundo de que seu supervisor de doutorado o convide para jantar. E então você terá que conversar. Caramba!