Exigência geral de água do laboratório

A água é usada em todo o laboratório em uma infinidade de diferentes técnicas e aplicações. Desde a lavagem de vidraria até o enchimento em autoclave, a água é um reagente comum.

Lavagem de vidraria
Esta é uma prática rotineira onde vidrarias e instrumentos podem ser lavados à mão ou usando equipamentos especificamente projetados. A água do tipo III é suficiente para a maioria das aplicações, no entanto, para técnicas mais sensíveis, a água tipo II deve ser utilizada. Para aplicações mais críticas, como cultura de células, ICP-MS ou métodos clínicos, o material de vidro deve ser lavado com água ultrapura tipo I. 

Banhos-Maria
Banhos-Maria de aquecimento são encontrados em muitos tipos de laboratórios. Normalmente, costuma-se pensar que a água potável será o suficiente para aquecer os banhos, pois o objetivo é manter as temperaturas constantes e reguladas. Embora isso seja verdade, a incrustação será um grande problema e afetará a manutenção e a vida útil do produto. Por outro lado, se a água for muito pura pode ocorrer ferrugem. A água do tipo III é, portanto, suficiente para aquecer os banhos.

Abastecimento de Autoclave
As autoclaves são usadas em aplicações médicas para a esterilização de equipamentos. Isso é feito submetendo os itens ao vapor de alta pressão para obter temperaturas da água superiores a 100°C. 

Geradores de vapor
Os geradores de vapor são usados em diversas aplicações, incluindo umidificação de salas limpas, autoclaves e esterilizadores. A maioria dos geradores de vapor se beneficia com o pré-tratamento da água para evitar o acúmulo. A água do tipo III pode ser usada para geradores de vapor, no entanto, se o vapor estiver sendo usado em serviços de desinfecção em ambientes hospitalares, é recomendável verificar as especificações rigorosas para cada aplicação por algumas autoridades.

Impacto da água
A água é importante em muitas áreas do laboratório. Enquanto normalmente focamos na técnica em si, a água que é usada nos processos gerais de laboratório, como por exemplo a lavagem de vidraria, é tão importante quanto as impurezas da água que pode afetar aplicações críticas por contaminação.

A maioria dos casos em requisitos gerais de laboratório precisa levar em consideração o efeito da incrustação usando água potável simples. As impurezas na água terão impacto na eficiência, manutenção e vida útil dos produtos. A água do tipo III ajuda a mitigar esses problemas.