Dessalinização da água do mar

A dessalinização da água do mar é uma solução cada vez mais fundamental para a escassez de água.

A água do mar cobre 71% da superfície do planeta e representa 97% da água do mundo. Com mais de 40 anos de experiência, tecnologias e conhecimento em dessalinização, a Veolia Water Technologies apoia municípios e indústrias do mundo todo na implementação de suas estratégias de dessalinização da água do mar.


Nossa abrangente linha de soluções de tratamento da água e tecnologias de dessalinização da água do mar são dedicadas a otimizar a gestão dos recursos hídricos. Combinados com a presença local e uma rede mundial de especialistas, garantimos aos nossos clientes as melhores soluções possíveis para fornecer água de alta qualidade, gerenciar concentrados de salmoura, produzir ou recuperar energia, extrair matérias-primas e capitalizar subprodutos.
 

Por meio de suas subsidiárias SIDEM & Entropie, a Veolia é especializada em dessalinização e pode atender a mercados específicos. Elas constroem plantas de dessalinização de água do mar ou de água salobra de todos os tamanhos, usando quatro tipos de soluções: Destilação Flash de Múltiplos Estágios (MSF), Destilação de Múltiplos Efeitos (MED), Dessalinização por Osmose Reversa (RO) e dessalinização híbrida que combina MED e RO. 


Qualquer que seja a fonte de água, a Veolia Water Technologies construiu mais de 1.950 instalações e sistemas de dessalinização por Osmose Reversa em 85 países nas últimas quatro décadas, que produzem mais de 6,75 milhões m3/dia de água doce para as necessidades municipais e industriais. Como exemplo, a instalação de dessalinização por Osmose Reversa projetada, construída e operada pela Veolia em Sydney, na Austrália, fornece até 15% das necessidades diárias de água da cidade. Nossas tecnologias líderes ajudam a reduzir a escassez de água.

Elas representam uma experiência mundial de primeira classe na dessalinização da água do mar, com uma produção acumulada de água dessalinizada de mais de 13 milhões de metros cúbicos por dia em 108 países.

Dessalinização Térmica da Água

O teor salino é separado pela evaporação da água do mar nos sistemas de destilação. Um processo conhecido como Destilação de Múltiplos Efeitos (MED) reutiliza a energia gerada durante a condensação de vapor, reduzindo o consumo de energia necessário para aquecer a água.
As subsidiárias da Veolia Water Technologies, SIDEM e Entropie são líderes reconhecidas em MED, com mais de 330 projetos entregues com sucesso, uma participação de mercado superior a 80%.

Principais Instalações de MED da Veolia:

Fábrica MED País Capacidade em MLD Início das Operações
Marafiq IWPP, Jubail Arábia Saudita 800 2010
Az Zour North IWPP Kuwait 486 2016
Al Fujairah 2 IWPP Emirados Árabes Unidos / Fujairah 455 2010
Ras Laffan C IWPP Catar 286 2010
Al Hidd IWPP Bahrein 272 2007
Al Taweelah A1 Emirados Árabes Unidos /Abu Dhabi 240 2002
Zawai Derna & Sussa Libia 160 2009
Layyah D12/D13 Emirados Árabes Unidos / Sharjah 77 2006 / 2007
Ras Al Kaimah Emirados Árabes Unidos / Ajman 68 2005

Reverse Osmosis Desalination

O processo de dessalinização por osmose reversa através de membranas tornou-se uma solução amplamente usada para fornecer água potável a partir de água do mar ou água salobra.  Ele é particularmente adequado em países sob escassez hídrica e com recursos energéticos limitados. 
 
O carro-chefe das instalações de RO da Veolia, projetado e construído por sua subsidiária SIDEM
 

Estação de RO País Capacidade em MLD Início das Operações
Sydney Kurnell Austrália 250 2010
Basrah P4 Iraque 199 2016
Sadara Marafiq, Jubail Arábia Saudita 179 2015
Al Fujairah 2 Emirados Árabes Unidos 136 2010
Az Zour South Kuwait 136 2014
Sur Omã 128** 2009/2016
Gold Coast Austrália 125 2010
Campo de Dalías Espanha 97 2013

Dessalinização Híbrida da Água

Cada vez mais, a dessalinização térmica e a osmose reversa estão sendo combinadas, uma inovação que permite otimizar o uso de eletricidade e reduzir os custos de produção. A Veolia é a única empresa no mundo a dominar tanto a MED quanto a Osmose Reversa para oferecer dessalinização híbrida com eficiência energética. Esta solução foi implementada em 2010 na instalação de Fujairah 2, nos Emirados Árabes Unidos.