Papel e Celulose

Tecnologias de ponta com diversas referências em todo o mundo para o fornecimento de: Tratamento de água bruta e água desmineralizada; Tratamento de efluentes e desidratação de lodos; Sistemas de evaporação e cristalização.

Todos os processos são desenvolvidos e aperfeiçoados pela própria Veolia, tendo em conta nossa experiência adquirida ao longo dos anos e sempre visando o alto rendimento, sem abrir mão da competitividade. 

 

Ciclo da água e impacto ambiental: desafios enfrentados pela indústria de papel e celulose

Consumo de grandes volumes de água.

Produção de grandes quantidades de águas residuais e sólidos/lodos.

Recuperação e reutilização de água e outros resíduos gerados pelas fábricas.

Reduzir o impacto ambiental, mantendo as operações economicamente viáveis.

 

Como a Veolia está comprometida em ajudar os clientes de papel e celulose
 

A Veolia Water Technologies ajuda você a superar os desafios econômicos e ambientais ao:

  • Otimizando o desempenho do sistema.
  • Fornecendo soluções eficientes para tratamento de água, efluentes e resíduos sólidos
  • Melhorando a eficiência energética, reduzindo o consumo de energia.
  • Ajudando você a reduzir o impacto ambiental de suas atividades por meio da recuperação de recursos. 
Hands wearing black gloves and showing paper pulp

Nossa experiência em tratamento de água e efluentes fornece tecnologias inovadoras, porém testadas e comprovadas, para todo o ciclo da água da fábrica.
 


Soluções adaptáveis para todos os players de Papel e Celulose 

Estações de tratamento de água

Considerando sua alta capacidade e alta responsabilidade dentro das fábricas de celulose e papel, as estações de tratamento de água são uma prioridade de projeto e devem apresentar:

  • Confiabilidade.
  • Fácil operação.
  • OPEX e CAPEX reduzidos, considerando serviços de construção civil e montagem.
     

Plantas de desmineralização

Os mesmos elementos de confiabilidade, facilidade de operação e CAPEX e OPEX reduzidos devem ser levados em consideração para plantas de desmineralização. Para produzir água de alta qualidade para alimentação de caldeiras de recuperação e/ou lavagem de celulose nas fábricas onde é produzida celulose dissolvida, nossas plantas operam com tecnologias de Osmose Reversa (RO) ou Troca Iônica (IE). Nessas fábricas, uma parte importante do condensado também pode ser recuperado por meio do sistema de polimento de condensado, que fica na mesma área da planta de desmineralização.

Estações de tratamento de efluentes

A escolha de matérias-primas, produtos fabricados, bem como condições locais, padrões e regulamentações ambientais geralmente definem o conceito tecnológico de um sistema de tratamento de efluentes de uma fábrica. Por meio de nosso centro de tecnologia para papel e celulose, Aquaflow - Fi, fornecemos sistemas completos de tratamento de efluentes e lodo que atendem aos padrões mais exigentes da indústria, em termos de desempenho e sustentabilidade.

  • Tratamento Aeróbico é o mais amplamente utilizado, geralmente sendo utilizadas as tecnologias do mixing bed bio-reactor (MBBR), complementado pelo processo de lodos ativados.
  • Tratamento anaeróbico é uma alternativa interessante para efluentes com alta carga orgânica e alto potencial energético. Ao contrário de outras tecnologias de tratamento de efluentes, os processos anaeróbios produzem energia renovável por meio de biogás, gerando muito pouco ou nenhum lodo. Esta solução permite aumentar a rentabilidade num contexto de rigorosa regulamentação ambiental.
  • Desidratação e descarte de lodo estão gradualmente se tornando cada vez mais desafiadores, devido a padrões ambientais mais rígidos e lodos mais complexos gerados em sistemas avançados de tratamento de águas residuais. Oferecemos uma linha completa de tecnologias de desidratação de lodo, desde pré-desaguamento até unidades avançadas de desidratação de lodo, feitas sob medida para diferentes qualidades e necessidades de lodo.  

Além disso, realizamos reformas e obras de modernização de instalações antigas para atender aos novos regulamentos.
 

Tratamento de licor negro

Também somos líderes mundiais no projeto e fornecimento de evaporadores de licor negro. Cruciais para o processo de recuperação, nossos sistemas de evaporação de licor negro HPD® fornecem recuperação química altamente eficiente com concentrações de até 80% de sólidos totais para a caldeira de recuperação enquanto produzem condensado de alta qualidade para reutilização, levando à preservação da fonte de água e à reduzir custos.

Para completar o ciclo de recuperação, fornecemos tecnologias complementares de tratamento de água para diferentes aplicações, como tratamento de cinzas.

Ajudamos nossos clientes a atingir seus objetivos fiscais, de produção e ambientais, fornecendo sistemas que recuperam produtos e subprodutos valiosos, reutilizam/reciclam recursos hídricos valiosos e reduzem o volume de efluentes por meio de design e tecnologia exclusivos de processos de evaporação e cristalização.

Clientes de papel e celulose que confiam na Veolia

Redução do uso de água para a Irving Paper Inc.
Canadá
A Veolia Water Technologies ajudou o fabricante de celulose e papel Irving Paper Inc. a reduzir o uso de água.

Por meio de uma solução inovadora para fábricas de papel, produzimos água de alta qualidade para uso na produção de papel, misturando-a com água do rio.
Nossas soluções permitiram que a Irving Paper fizesse grandes economias de energia enquanto contava com água de alta qualidade.

 

Temos centenas de referências em papel e celulose e fornecemos plantas de água, efluentes e desmineralização para as fábricas mais modernas do mundo. Nosso centro de tecnologia Aquaflow se dedica ao mercado de celulose e papel há mais de 50 anos e oferece soluções confiáveis, econômicas e seguras para o tratamento de água.”

RUBEN PEREZ PHOTO

Rubens Perez 

Diretor de Desenvolvimento de Negócios na Veolia Water Technologies 

Perfil do LinkedIn


Gostaria de mais informações sobre nossas tecnologias para a indústria de papel e celulose?

 

Mais serviços para nossos clientes de papel e celulose

Uma combinação de ferramentas digitais e experiência da Veolia que tornam todos os seus processos hídricos mais inteligentes, seguros e sustentáveis.
Combinando especialidades químicas de alto desempenho, equipamentos inovadores de dosagem e controle com suporte especializado.
Fornecemos uma ampla gama de serviços: suporte técnico, manutenção preventiva pré-planejada, peças de reposição, etc.
Ativos de aluguel para apoiar e auxiliar as operações do seu site para necessidades temporárias e de longo prazo de tratamento de água 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Perguntas frequentes sobre soluções de água e efluentes para a indústria de papel e celulose

Quais são as necessidades típicas de tratamento de água em uma fábrica de celulose e papel?

Uma fábrica de celulose e papel tem uma grande variedade de necessidades de tratamento de água, tanto a montante quanto a jusante da planta. Os seus usos para a água limpa são múltiplos, com diferentes níveis de qualidade dependendo da necessidade:

  • Água afluente, que normalmente requer tratamento químico, clarificação e filtração da água bruta.
  • Água de alimentação da caldeira, que precisa ser tratada posteriormente para maior pureza, através de: ultrafiltração, osmose reversa, CEDI, leitos mistos e/ou resinas de troca iônica.
  • Água de resfriamento, geralmente tratada por clarificação, abrandamento e filtração (meios ou membranas).
  • A água de lavagem da madeira também costuma ser tratada para ajudar a reduzir o consumo de água bruta por meio da reciclagem.

As fábricas de papel e celulose produzem diversos efluentes que necessitam de tratamento:

  • O efluente passa por diversas fases de tratamento: primário (remoção de sólidos), tratamento biológico aeróbico ou anaeróbio secundário e, em alguns casos, tratamento terciário/quaternário.
  • O licor negro é tratado por sistemas de evaporação, separação de condensado e segregação.
  • Os cloretos também podem ser evaporados por um processo de remoção específico (CRP).
     

Quais são as principais características dos efluentes das fábricas de celulose e papel?

As características do efluente da fábrica são definidas pelas matérias-primas utilizadas e produtos produzidos na fábrica: tipo de madeira, processo de polpação, qualidade do papel, etc. e um alto teor de sólidos, com níveis de pH variados e baixos níveis de nutrientes.

Quais são os processos utilizados para tratar os efluentes das fábricas de papel e celulose?

Sólidos e partículas sedimentáveis são removidos do efluente em tratamento primário, normalmente consistindo em gradeamento e decantação primária ou flotação por ar dissolvido (DAF). O efluente tem seu pH ajustado, sendo após resfriado e acondicionado para tratamento biológico, onde os compostos dissolvidos são convertidos em biomassa e posteriormente separados na clarificação secundária. Tradicionalmente, o método mais comum usado no tratamento secundário é o processo de lodos ativados, mas as tecnologias de biofilme como BAS e MBBR estão ganhando espaço devido ao seu alto desempenho, robustez com cargas e fluxos de pico e custos mais baixos, devido ao seu menor volume e menor área ocupada. Para os efluentes com as maiores concentrações de COD/BOD, o tratamento anaeróbico granular de alta taxa é um processo que removerá efetivamente os poluentes enquanto gera biogás, que é uma energia renovável verde. Nas circunstâncias mais exigentes, o tratamento secundário biológico é complementado pelo tratamento terciário, onde o DQO residual, o fósforo e a cor são removidos química e mecanicamente.

O que é licor negro de uma fábrica de celulose e papel? Como é tratado?

O licor negro é o subproduto do processo Kraft usado na indústria para converter a madeira em celulose e depois em papel. É um líquido tóxico que normalmente contém cerca de 15 a 20% de sólidos em peso de resíduos e produtos químicos inorgânicos.


Processos especializados são usados para otimizar a cadeia de tratamento, levando à geração de calor e energia e recuperação de recursos com alta eficiência e fazendo um produto de qualidade. O tratamento térmico por evaporação primeiro aumenta o teor de sólidos e reduz os fluxos à frente das caldeiras de recuperação. A separação do condensado também é uma parte importante do ciclo de recuperação. 

 

A indústria de papel e celulose consome muita água?

A indústria de papel e celulose é conhecida por ser uma das maiores consumidoras de água no mundo, o que gera grandes volumes de efluentes. Portanto, é importante usar tecnologias de tratamento de água ideais e de última geração para:

  • Garantir a melhor qualidade de água para obtenção de produto superior.
  • Assegurar que os efluentes cumpram com os mais exigentes critérios de lançamento.
  • Maximizar a reutilização da água e a recuperação de químicos para reduzir e controlar os custos da gestão da água.