BIOBED® ADVANCED

Tecnologia BIOBED® ADVANCED


 

As tecnologias Biothane Advanced UASB (reator de manto de lodo anaeróbio de fluxo ascendente) e Biobed® Advanced EGSB (reator manto de lodo granular expandido) são processos de tratamento de efluentes industriais anaeróbios extremamente compactos e de alto desempenho, devido principalmente a presença do lodo granular.

Visão geral

DESEMPENHO SUPERIOR COMPROVADO COM MENORES CUSTOS OPERACIONAIS

O sistema Biobed® Advanced é projetado com altas taxas orgânicas aplicadas ao reator, apresentando uma retenção de lodo similar a um sistema UASB, e com eficiências de remoção de DQO semelhantes. Tanto em testes piloto e em reatores em escala real, sempre foi observado o desenvolvimento e crescimento do lodo tipo granular. Até a presente data, inúmeros sistemas estão em operação, alguns por mais de 15 anos. O maior reator é de 9000 m3 e trata uma carga de 183 toneladas de DQO/dia em uma fábrica de papel na China. Esse sistema de alta carga apresenta alta eficiência de remoção de DQO, o que resulta em menor custo operacional e implantação de sistemas aeróbios complementares mais compactos. 

A experiência em diversas plantas industriais têm mostrado que o sistema Biobed® Advanced requer menos investimentos, com menor custo operacional e necessitando de menor intervenção do operador em comparação com outros sistemas anaeróbios. 
 

DECANTADOR COMPACTO REDUZ CUSTO DE INVESTIMENTO

O módulo de separação do reator Biobed® Advanced é projetado para receber altas taxas de fluxo de líquido e gás e, portanto, reduz a área de decantação necessária no reator. O design compacto requer menos obra civil e área de implantação bem pequena.  
O reator pode ser ter diversas configurações (circular ou reatangular), com altura total de até 20 metros. 

Um sistema de coleta de efluentes tratado através de tubos submersos, chapas de aço inoxidável padrão com corte automático, mínima utilização de de mão-de-obra na produção (portanto, menor custo por m2 de módulo de separação), complementam a padronização do projeto.

Os custos de transporte são reduzidos usando dimensões externas dos decantadores que se encaixam perfeitamente em contêineres marítimos padrão de 40 pés (12 m). 
 

UM MUNDO DE VANTAGENS

  • Baseado em pesquisas fundamentais
  • Módulo de separação e reator extremamente compactos;
  • Tubulação de coleta do efluente tratado eficiente;
  • Altura flexível do reator
  • Configuração Flexível:  seção circular ou retangular (aço ou concreto);
  • Alta eficiência de remoção de DQO;
  • Alto inventário de biomassa;
  • Baixo consumo de produtos químicos;
  • Sem emissão de odores;
  • Pós-tratamento aeróbio mais compacto;
  • Baixa pegada de carbono;
  • Baixo investimento e custo operacional.

 

DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA AVANÇADO

Parece difícil acreditar em um sistema de tratamento de águas residuais que não seja apenas mais barato, mas também garanta um melhor desempenho!
 

Combinando o melhor dos dois

Os sistemas UASB são reconhecidos por sua alta eficiência de decomposição DQO e facilidade de manutenção e produção de lodo granular. A principal força motriz para a implementação dos sistemas EGSB é o custo de investimento substancialmente reduzido devido às taxas de carga volumétrica mais altas (2-3 vezes) e aos reatores mais altos (2-3x), que minimizam ainda mais a área de implantação do sistema. 

O desafio no desenvolvimento do reator Biobed® Advanced foi combinar o excelente desempenho do reator UASB com a relação custo-benefício de um sistema de alta carga. Isso resultou em um novo projeto de reator, que mostrou, na prática, características superiores de retenção de lodo. 

O reator Biobed® Advanced pode ser construído como um sistema completamente fechado, o que garante nenhuma emissão de odor.
 

Teste da Instalação Piloto

Os testes em escala real, complementados com os testes hidráulicos e biológicos da instalação piloto, tratando vários tipos de efluentes industriais, confirmam o alto desempenho do reator patenteado Biobed® Advanced. 

Para o desenvolvimento do módulo de separação, testes de  modelagem hidráulica foram realizados tendo como modelo um decantador em escala reduzida (1: 1), onde as propriedades de separação líquido-gás-lodo otimizados resultaram no desenvolvimento do decantador Biobed® Advanced. 

Da mesma forma, em efluentes industriais de alta complexidade, o tratamento anaeróbio com altas taxas de carregamento do reator mostrou-se efetivo. 
Durante testes pilotos, o desempenho do Biobed® Advanced pode ser monitorado e controlado por meio do novo sistema de controle do reator BM Control® SMART.
 

Experiência Biobed® Advanced

  • 12 anos de experiência em escala industrial
  • 4 Testes piloto em 2 localizações diferentes.
  • 71 Reatores em escala real que tratam efluentes industriais  de diferentes mercados: 
     o Papel e Celulose;
     o Química e derivados; 
     o Alimentos: Laticínios, Açúcar, Batata, 
     o Cervejaria e Destilaria 
  • Maior planta de tratamento: 9000 m3 tratando 183 toneladas de DQO/d
  • Menor planta industrial: 150 m3 tratando 2,8 toneladas de COD/d

Aplicações

PROCESSO DE TRATAMENTO

Antes de adentrar ao reator anaeróbio propriamente dito, o pH e a temperatura do efluente bruto são corrigidos numa etapa de pré-tratamento em um tanque de condicionamento. O efluente bruto também é misturado com parte do efluente anaeróbio tratado e reciclado a partir de uma etapa de recirculação, de modo a obter um efluente mais homogêneo. Caso necessário, são adicionados nutrientes para alcançar condições ideais de crescimento da biomassa anaeróbia no reator Biobed® EGSB.

Na etapa de tratamento seguinte, o efluente condicionado é bombeado a um fluxo constante e contínuo para o reator Biobed® EGSB. Um sistema especialmente projetado garante a distribuição de efluente líquido por toda a área de superfície do reator. O influente passa então por uma densa camada de leito expandido de biomassa anaeróbia com formato granular, onde o tratamento biológico ocorre, convertendo a carga de DQO (Demanda Química de Oxigênio) presente nas águas residuais em biogás.

No topo do reator estão os módulos trifásicos patenteados, instalados internamente no reator e que promovem a separação entre o efluente tratado do biogás produzido. A biomassa volta ao fundo do reator enquanto parte do efluente tratado é recirculado ao tanque de condicionamento para diluição.

O biogás é coletado na parte superior do reator e é canalizado para uma etapa de tratamento do biogás. Sob condições controladas, o biogás pode ser queimado em um flare ou, alternativamente, ser reaproveitado  como fonte de energia para o local de produção.

 

BIOBED® ADVANCED EGSB - Esquema


 

BIOTHANE ADVANCED UASB - Esquema