Dessalinização

Uma solução-chave para combater a escassez de água.

 

Com mais de 50 anos de experiência, tecnologias e conhecimento em dessalinização, damos o suporte municípios e indústrias em todo o mundo na implantação de suas estratégias de dessalinização. Desde parâmetros detalhados de processo até a seleção de materiais e implantação de tecnologia, desenvolvemos soluções de dessalinização econômicas e eficientes baseadas em tecnologias avançadas em benefício de nossos clientes.

 

A dessalinização permite converter a água do mar em um recurso utilizável que sustenta a vida. A água do mar cobre 71% da superfície do planeta e representa 97% da água do mundo. 

A dessalinização da água do mar é uma solução cada vez mais fundamental para a escassez hídrica, garantindo o abastecimento de água mesmo em períodos ou áreas de seca.

As plantas de dessalinização da água do mar oferecem inúmeros benefícios para as comunidades costeiras em regiões de estresse hídrico:

  • Aumente e suplemente as fontes de água disponíveis com água doce de alta qualidade.
  • Garanta um abastecimento constante de água durante as secas ou em ambientes desérticos.
  • Elimine a necessidade de importar água doce de outros locais.
     

Fornecendo um abastecimento de água confiável através da dessalinização

A dessalinização é uma solução alternativa para aumentar os recursos hídricos disponíveis. Em algumas regiões do mundo, é a única fonte de água disponível. 

Nossas subsidiárias especializadas SIDEM e Entropie são reconhecidas líderes mundiais tanto na osmose reversa quanto na dessalinização térmica, prestando serviços especializados em design, engenharia, compras, construção, comissionamento, operação e manutenção. Também oferecemos unidades de dessalinização padrão e soluções móveis de água que podem ser implantadas temporariamente ou em face de emergência.

maintenance veolia white picto

Flexibilidade

  • Flexibilidade de operação e manutenção.
  • Equipamento compatível e complementar.
veolia business agreement white picto

Simplicidade

  • Oferta global.
  • Ingestão de água comum e descarga de salmoura.
veolia environment white picto

Oferta única neste segmento

  • Otimização de custos.
  • Baixo impacto ambiental.

Processos utilizados para dessalinização

Dessalinização de osmose reversa

A osmose reversa (OR) envolve empurrar a água sob pressão através de uma membrana que retém o sal e outras impurezas. Processos de separação de membranas são usados para:

  • Dessalinização da água do mar.
  • Produção de água de processo e potável.
  • Polimento e desmineralização da água de ração de caldeiras e da água farmacêutica.
  • Reabilitação e reciclagem de processos e efluentes municipais.
  • Como parte de um processo integrado de descarga líquida zero.

Dessalinização das águas termais

Os processos de dessalinização térmica são mais bem aplicados aos fluxos de água e processo com alto teor de sal dissolvido, onde a pressão aplicada necessária para um sistema de membrana equivalente seria excessiva. 
O uso de uma fonte de energia de baixo custo, como a disponível a partir de estações de cogeração, é vantajoso no que diz respeito à redução do custo de energia, se disponível. Outra opção é usar sistemas de evaporação de vácuo de baixa temperatura e alta eficiência que podem ser operados com calor despendido e baixa demanda de energia elétrica.

Sistemas híbridos

Sistemas híbridos combinam tecnologias de osmose térmica e reversa que, em algumas situações, podem permitir uma otimização dos custos do produto hídrico.

 

Soluções tecnológicas para cada etapa da dessalinização de OR

Os recentes avanços nas tecnologias e no monitoramento de processos e plantas melhoraram consideravelmente a eficiência energética dos sistemas de dessalinização, permitindo um menor custo de água produzido e uma pegada ambiental muito melhor
Grandes avanços no pré-tratamento da água bruta, indispensável para evitar danificar membranas, também melhoraram os custos de produção e aumentaram a eficiência e o ciclo de vida das membranas. Alguns desses avanços incluem nosso filtro Spidflow® DAF , bem como nosso filtro M&C, ambos os quais ajudam a proteger as membranas, permitindo uma pegada menor de plantas de Osmose Reversa para Água Salgada (Saltwater Reverse Osmosis – SWRO). 

Veolia Technomap Desalination

Nossa mais recente inovação em tecnologia OR é o sistema Barrel™, um sistema de dessalinização entregue no local como um módulo pronto para operar. Seguro, compacto e digital, atende aos desafios e expectativas do mercado de dessalinização, ao mesmo tempo em que produz água doce compatível com todos os padrões de qualidade da água. 
Também adequado para aplicações de reutilização de água e Osmose Reversa de Baixa Pressão (Low-Pressure Reverse Osmosis – LPRO), o Barrel™ permite uma economia significativa tanto nos gastos de capital quanto operacionais

SIDEM Veolia Barrel

 

Gerando valor através de tecnologias de dessalinização mais inteligentes

Entendemos que os operadores e gestores de fábricas de membrana enfrentam muitos desafios, como evitar desligamentos não planejados e otimizar o cronograma de manutenção de sua fábrica para economizar tempo do operador e minimizar o tempo de inatividade. Sistemas de osmose reversa podem ser muito sensíveis a mudanças no ambiente operacional, dificultando que seus operadores avaliem o real estado de incrustação e envelhecimento das membranas.

Para superar esses desafios, sua equipe operacional precisa monitorar corretamente o estado do seu sistema e antecipar possíveis desvios. Com as Membranas Inteligentes, combinamos nosso amplo conhecimento de processo com inteligência artificial para normalizar e prever a evolução dos parâmetros operacionais estratégicos. Fornecemos avaliações em tempo real e confiáveis para confirmar o estado de incrustação das membranas para permitir a tomada de decisões proativas e baseadas em evidências para sua equipe operacional.

 

Water recovery picto white

Mitigação de risco

Avalie o estado de entupimento/incrustação de suas membranas em tempo real para antecipar o desempenho deriva e agir a tempo para evitar desligamentos não planejados.
 

VEOLIA WATER TREATMENT PLANT  white picto

Proatividade

Otimize o planejamento de manutenção usando recursos preditivos de membranas inteligentes.

Veolia data white picto

Otimização de tempo

Economize tempo acessando dados e indicadores normalizados em tempo real.

 

Desalination container

Apoio à dessalinização municipal e industrial 

Construímos centenas de estações e sistemas de dessalinização em todo o mundo, produzindo água doce para necessidades municipais e industriais. Nossos projetos mais recentes incluem a fábrica Al Dur 2 no Bahrein, a fábrica Rabigh 3 na Arábia Saudita e a fábrica um Al Quwain IWP nos Emirados Árabes Unidos.

OMAN SUR
FORNECIMENTO DEÁGUA POTÁVEL PARA MAIS DE 600.000 PESSOAS

Desde 2007, a Veolia construiu e opera a estação de osmose reversa de água do mar da Sur, juntamente com a Omã Power and Water Procurement Company (OPWP). A parceria que a Veolia tem lá com a Sharqiyah Dessalination Company permitiu a nós testar e implantar muitas inovações em termos de desenvolvimento de processos, mas também consumo de energia e pegada ambiental.

ARÁBIA SAUDITA
SADARA: DESSALINIZAÇÃOPARA COMPLEXO PETROQUÍMICO

A SIDEM foi contratada pela Marafiq para projetar, fornecer, construir e encomendar uma planta se SWRO com ultrafiltração conhecida como Jubail II. O projeto foi encomendado em 2016 e é operado pela Veolia desde dezembro de 2016.

Nossas principais tecnologias ajudam a reduzir a escassez de água.

Gostaria de obter mais informações sobre nossas tecnologias para dessalinização?

 

Processos para dessalinizar a água do mar e torná-la potável existem há muitas décadas, mas nos últimos anos trouxeram inovações que melhoraram muito seu consumo de energia e pegada ambiental. Os oceanos representam um recurso fantástico para a humanidade, vital em regiões escassas de água, e agora somos capazes de capitalizar sobre ele de uma forma mais sustentável.

Vincent Baujat picture

 

Vincent Baujat

CEO SIDEM 

Perfil do LinkedIn

Mais serviços para nossos clientes de dessalinização

Uma combinação de ferramentas digitais e experiência da Veolia que tornam todos os seus processos hídricos mais inteligentes, seguros e sustentáveis.
Fornecemos uma ampla gama de serviços: suporte técnico, manutenção preventiva pré-planejada, peças de reposição, etc.
Ativos de aluguel para apoiar e auxiliar as operações do seu site para necessidades temporárias e de longo prazo de tratamento de água 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Combinando especialidades químicas de alto desempenho, equipamentos inovadores de dosagem e controle com suporte especializado.

Perguntas Frequentes sobre dessalinização 

Quanta água vem da dessalinização?

De acordo com a Associação Internacional de  Dessalinização, a capacidade acumulada de dessalinização contratada já ultrapassou 100 milhões de m³/d. Cerca de 60% da dessalinização é dedicada ao consumo humano. Estima-se que cerca de 300 milhões de pessoas dependem desse processo para o uso diário da água. 
O Kuwait, por exemplo, tem uma precipitação média de 110 mm por ano e produz quase 100% de seu uso de água doce através da dessalinização.

Há quanto tempo a água do mar está dessalinizada?

O sol já faz isso desde sempre... por evaporação para fornecer chuva. 
Os navios movidos a vapor foram equipados pela primeira vez com evaporadores para a produção de água de maquiagem de caldeira no início da década de 1900. As unidades de dessalinização foram primeiramente utilizadas a bordo de navios e, em seguida, foram amplamente desenvolvidas com o crescimento dos países da OPEP (1970). A capacidade das plantas cresceu dramaticamente ao longo desse período, de algumas centenas de metros cúbicos por dia na década de 1960 para centenas de milhares de metros cúbicos por dia para as maiores estações de dessalinização atualmente.

A qualidade da água do mar tem impacto na água dessalinizada?

Os processos de destilação não são sensíveis à qualidade da água do mar. Uma filtragem de 0,5 mm, cloração e um tratamento antiescamação e antiespuma adequados serão suficientes para garantir uma qualidade de água estável versus tempo, particularmente com o processo de destilação de efeito múltiplo de baixa temperatura (MED). Bactérias e organismos patogênicos são geralmente destruídos por esses processos. A destilação de poluentes é a única a criar um problema ao misturar-se com vapor condensado, se uma solução de triagem de água do mar não for configurada no devido tempo.
Os processos de membrana são mais sensíveis à qualidade da água do mar. Dependendo das condições sazonais, a qualidade da água do mar pode ser afetada pelo clima ou pela atividade biológica. Nesses casos, os sistemas de pré-tratamento devem ser projetados para suportar tais condições e prevenir a incrustação biológica, que é o entupimento de membranas por bactérias.

Plantas de dessalinização poluem?

As plantas de dessalinização rejeitam a água do mar ligeiramente concentrada chamada salmoura para o mar. O teor de sal da salmoura é de aproximadamente 60 g/l para água do mar a 40 g/l. A temperatura do rejeito da salmoura é ligeiramente maior do que a da água do mar – alguns graus Celsius. Esse excesso de concentração de sal e temperatura desaparecem rapidamente nas proximidades do ponto de rejeição.
A água do mar é clorada na entrada da planta para evitar o crescimento de algas marinhas e conchas dentro da tubulação. O cloro é dosado com precisão para evitar que o cloro ativo se concentre na saída da planta.
Aditivos antiescamação e antiespuma também são dosados na água do mar que entra na planta, sendo os níveis de dose na faixa de alguns gramas por tonelada. Uma vez que eles reagiram dentro da planta e devido à sua enorme diluição, eles não apresentam risco de poluição na saída da planta.

As unidades de dessalinização são frequentemente definidas em áreas ambientalmente protegidas sem nenhum problema particular levantado.

Como tal, uma estação de dessalinização não tem outra rejeição ao meio ambiente. No entanto, pode ser acoplado a uma estação. Os rejeitos dessas plantas são controlados por normas ambientais. Essas estações combinadas proporcionam a melhor eficiência e minimizam o impacto global da produção de energia e água no meio ambiente.

Recursos técnicos

Encontre conteúdo relacionado abaixo. Se você não encontrar exatamente o que está procurando, entre em contato conosco para obter mais assistência.

Folheto

 

Videos